Conheça a importância da reutilização e reciclagem dos resíduos como alternativa para solucionar o desperdício de materiais no canteiro de obras.
Nas últimas décadas, a sustentabilidade tem sido um tema de grande importância na construção civil. Além dos esforços para desenvolver projetos mais sustentáveis, o setor tenta superar o grande desafio da gestão dos resíduos gerados durante a construção.
Confira neste artigo as principais medidas de gestão de resíduos e seu papel no futuro desta indústria.
Segundo o Relatório de Pesquisa, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), mais de 70% dos recursos naturais do planeta, como pedras, areia e ferro, são explorados para suprir as necessidades da indústria da construção civil.
No Brasil, além de representar 20% do consumo de água nas cidades, o setor também apresenta números altos na produção de resíduos. No mesmo relatório, o IPEA aponta que os resíduos da construção civil podem equivaler de 50% a 70% da massa de resíduos sólidos urbanos do país. Detritos que, em sua maioria, não são descartados de forma adequada, gerando transtornos também para a gestão pública.
Esses números demonstram o tamanho do desafio enfrentado pela indústria, tornando o desenvolvimento de medidas mais sustentáveis para a redução dos impactos ambientais uma questão central para as empresas do segmento.
O consumo consciente de matérias-primas, o uso de materiais alternativos, a minimização de desperdícios e a reutilização de insumos estão entre as principais medidas para tornar o setor de construção civil mais sustentável.
Leia também: As principais práticas sustentáveis na construção civil
O reaproveitamento dos materiais pode ser feito pelo reuso, reciclagem ou downcycling.
O reuso envolve o reprocessamento e a reinstalação de materiais sem remanufatura.
A reciclagem envolve a remanufatura para a produção de outro elemento construtivo com o material.
Já o downcycling, ou subciclagem, requer o reprocessamento completo, no qual ocorre a depreciação da qualidade original dos materiais.
Com o processamento adequado, diversos resíduos dos canteiros de obras podem ser reutilizados como matéria-prima para novos produtos da construção. O reaproveitamento de entulhos e caliças tem impacto positivo tanto no ponto de vista econômico quanto socioambiental.
Essa iniciativa, contudo, ainda é pouco difundida no Brasil, principalmente por questões culturais. A separação dos materiais e a demolição seletiva não são incentivadas nos canteiros de obras. O processo de cuidadosa separação dos materiais é fundamental para preservar e reutilizar materiais e componentes.
Leia também: O que esperar do futuro da construção civil
O material mais característico da construção civil pode sim ser reaproveitado. A reciclagem do concreto envolve trituração em diversos tamanhos e formatos, gerando os chamados agregados reciclados, que podem ser utilizados para fazer novo concreto, evitando remover pedra e areia da natureza. O concreto reciclado também é empregado como sub-base de pavimento.
Material abundante na construção civil, o aço pode ser reciclado diversas vezes sem perder a qualidade inerente do material. Seu reaproveitamento tem grande impacto na economia de um projeto, e suas sucatas são muito utilizadas para a produção de vergalhões para concreto armado, perfis metálicos, arames e outros produtos.
A madeira pode ser reutilizada de diversas formas. A mais comum envolve a moagem completa da madeira para a produção de chapas de MDF (chapas de fibra de madeira de média densidade), muito utilizadas na fabricação de móveis e itens de marcenaria. Os restos de madeira também podem ser aproveitados na produção de biomassa, destinada à geração de energia térmica e elétrica.
A reciclagem de vidro é bastante difundida, porém, o vidro utilizado na construção civil é diferente daqueles utilizados em copos, garrafas e outros utensílios. Por sua peculiaridade, a reciclagem do vidro plano utilizado na construção civil é um processo mais complexo, que pode utilizar correntes de eletroímãs para separação de metais.
A Versátil Andaimes é comprometida com o desenvolvimento de ações sustentáveis no setor da construção civil. Adotamos processos que reduzem os impactos negativos no meio ambiente, como processos de limpeza e recondicionamento de materiais mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente, como o jato de granalha e a pintura com tinta à base d'água.
Além disso, nossas escoras metálicas, que são mais seguras e duráveis, substituem completa e eficientemente a utilização de madeira em escoramentos.
Gostou do artigo e quer conferir mais?
Continue bem informado sobre as principais tendências da construção civil em nosso blog. Acompanhe também nossas redes sociais! Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.