A Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em parceria com o Instituto Nós Por Elas (NPE). O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres e as taxas de homicídios femininos vem crescendo de forma alarmante no país. Para combater a violência de gênero, diversas iniciativas vêm sendo tomadas pelo poder público e pela sociedade civil.
Promovida no Estado do Paraná pela Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, esta certificação da ABNT é uma das ações que evidenciam os esforços de combate à violência. Além de difundir o selo nos órgãos de Estado e instituições públicas, a SEMIPI estendeu o convite à certificação ao setor empresarial.
A escolha meio corporativo como espaço de combate à violência se deve ao fato de este ser um poderoso ambiente de convivência, no qual se desenvolvem relações de confiança que são imprescindíveis para apoiar uma mulher em situação de violência.
O selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres foi lançada em julho de 2024 e possui diferentes níveis – bronze, prata, ouro ou platina. Se você quiser saber mais sobre a certificação, confira a página do selo.
Em 17 de fevereiro de 2025, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Nós Por Elas (NPE), entregaram à Versátil Andaimes e Escoramentos, a primeira certificação para uma empresa por Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres. A cerimônia ocorreu na sede da empresa, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e reuniu diversos apoiadores que fizeram parte da jornada de implementação do projeto.
O primeiro contato com o selo ocorreu durante o evento “Inteiras para Liderar”, promovido pelo SEBRAE/PR, do qual a Neide e a Izabel, nossa fundadora e diretora institucional, respectivamente, participaram.
Inspirada pela causa de fortalecer mulheres, Neide decidiu encarar o desafio de promover uma certificação de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, em uma empresa em que o quadro de funcionários é predominantemente masculino.
O ambiente de trabalho é um espaço onde a conscientização e instrução sobre o combate à violência podem alcançar e impactar muitas pessoas, repetidas vezes, e em diferentes momentos de vida. É o lugar onde passamos a maior parte do nosso tempo e desenvolvemos vínculos com pessoas que podem constituir uma importante rede de apoio.
Uma das primeiras resoluções foi estabelecer um comitê responsável por implantar e zelar pelos princípios de prevenção e combate à violência contra mulheres. Formado por seis funcionárias da Versátil, o comitê vem participando de uma série de treinamentos a fim de se capacitar para promover a prevenção à violência e também realizar a escuta empática e acolhimento qualificado, se necessário.
Comitê Versátil com Elas.
Além disso, foram promovidas palestras de conscientização para todos os colaboradores, abordando os diversos tipos de violência – física, sexual, psicológica, moral e patrimonial – e fomentando a discussão de tabus que, equivocadamente, normalizam a violência contra a mulher.
Alguns gestos e falas muitas vezes considerados inofensivos, podem ser invasivos e desconfortáveis, e ainda reforçar uma cultura de desrespeito. O que pode parecer uma simples brincadeira ou tentativa de aproximação para uns, pode ser uma experiência desagradável e intimidadora para a mulher.
Questionar essas atitudes, promover o respeito e conscientizar sobre a importância do consentimento em todas as relações são os pilares das ações de conscientização e prevenção à violência de gênero.
Se você tem interesse em certificar sua empresa, nossa recomendação é começar conhecendo o Manual com Passo a Passo do Procedimento de Certificação de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, disponível no site da ABNT.
Depois de conhecer os requisitos, faça um checklist para verificar quais ações já existem na sua empresa e estão em conformidade parcial, total ou não estão conforme.
Em seguida, trace um Plano de Ação para alcançar o objetivo desejado, o nível Bronze, por exemplo. Defina prazos e responsáveis para realização de cada atividade. Gerenciar a implantação das novas medidas como um projeto, ajuda na organização das frentes de trabalho e engajamento dos responsáveis.
Outro aspecto fundamental para o sucesso desse programa é o apoio da alta gestão e demais lideranças. O combate à violência contra a mulher toca uma questão cultural historicamente consolidada que exige persistência para mudar. O incentivo e exemplo das lideranças é imprescindível para mover esta engrenagem.
Aderir à Certificação de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres é um compromisso que ultrapassa os muros da empresa e se estende às casas dos funcionários, às comunidades das quais participam e toda a rede de relações institucionais com que interagimos. O impacto é imensurável.
Trata-se de uma construção diária que se potencializa a cada decisão que tomamos, em nossas vidas pessoais e profissionais. É uma jornada que se percorre com calma e consistência.
Se desejar conversar com o comitê Versátil com Elas, fique à vontade para entrar em contato conosco pelo e-mail versatilcomelas@versatilandaimes.com.br. Será um prazer compartilhar nossa experiência e apoiar outras iniciativas de combate à violência contra as mulheres.