Existem maneiras efetivas de aplicar a sustentabilidade em diferentes projetos de construção civil. Saiba mais sobre o tema!
O setor da construção civil pode estimular o crescimento e o desenvolvimento de determinada região e gerar novos empregos.
No contexto do Brasil, como um país em desenvolvimento, a construção civil ganha ainda mais incentivos e importância, já que impacta diversos setores da economia.
Empregos são gerados para a realização de projetos, assim, existe o aumento de demanda de materiais específicos e a cidade cresce como um todo nesse processo.
E, assim como outros segmentos, a construção civil também gera impactos como o aumento do consumo de energia, poluição do solo e da água.
Diante disso, nos últimos anos, o movimento de sustentabilidade na construção civil se fortaleceu.
Com a leitura deste artigo, você poderá entender mais sobre quais são as principais práticas sustentáveis na construção civil.
A sustentabilidade na área da construção civil promove medidas de consumo consciente de matéria-prima, reaproveitamento de resíduos e também estimula a diminuição de desperdícios.
Algumas medidas fáceis de serem aplicadas podem contribuir muito para a proteção do meio ambiente.
Conheça algumas dessas medidas principais.
Atualmente existem diversos materiais de baixo impacto ambiental, que são duráveis e demandam menos manutenção. São eles:
Também conhecido como edifício verde ou obra sustentável, o Green Building é um ambiente projetado que utiliza da preservação da natureza em todas as suas fases, priorizando soluções que oferecem benefícios econômicos, ambientais e à saúde.
A economia de recursos, como água e energia elétrica, é estimulada, o que faz com que os danos negativos dessa construção sejam minimizados no meio ambiente.
Muitos softwares da área de construção foram criados justamente com o foco em estimular práticas sustentáveis.
O gerenciamento correto do canteiro, por exemplo, pode ser mais eficaz, diminuindo o prejuízo de recursos e também economizando energia.
Um bom planejamento estratégico antes da obra começar, listando todos os materiais, equipamentos e ferramentas também é uma forma de evitar prejuízos.
Tenha acesso a outras novidades sobre o setor da construção civil acessando o nosso blog!