Confira no artigo como a impressão 3D pode impactar positivamente o setor da construção civil.
Com o desenvolvimento cada vez mais expressivo da internet e das tecnologias, a indústria e demais setores conquistaram maiores ganhos de produtividade e processos ainda mais eficientes. Nesse contexto, a impressão 3D se mostra uma importante ferramenta para os processos da construção civil.
Confira no artigo que preparamos como as impressoras 3D podem auxiliar na rotina de um setor tão importante como a construção civil.
Também conhecida como fabricação aditiva, a impressão 3D contempla uma série de processos empregados para produzir objetos completos ou apenas suas partes em três dimensões — altura, largura e profundidade.
A impressão 3D pode ser feita com uma série de materiais, como plásticos, ligas de metal, concreto e até tecido vivo, muito utilizado na medicina.
O projeto de desenvolvimento do objeto é realizado em softwares, como o CAD, e a produção ocorre a partir da adição de camadas sucessivas e sobrepostas.
Dessa forma, para que o objeto seja feito através da impressão 3D, é preciso dividir o processo em cinco etapas:
1. Definição
Realização do desenho da peça através de programas de modelagem ou uso de scanners para reproduzir um objeto que já existe.
2. Conversão
O arquivo é convertido para a Linguagem de Tesselação Padrão (STL), formato mais aceito e utilizado pela maior parte das impressoras.
3. Transferência
A terceira etapa consiste na transferência do arquivo para o aparelho e na realização de ajustes para corrigir o posicionamento, o tamanho e a orientação da peça. Neste momento é importante também readequar os parâmetros da impressora conforme a matéria-prima a ser utilizada.
4. Produção
A produção do objeto é totalmente automatizada, portanto, não demanda intervenção humana. A presença de uma pessoa capacitada só é necessária para suprir as demandas de materiais e carga da máquina ou corrigir algum possível problema durante a impressão.
5. Acabamento
Por fim, é realizado o acabamento da peça, como limpeza e retoques finais (pintura e tratamento da superfície), processos normalmente realizados de forma manual.
Apesar de ser uma indústria com maior caráter tradicional e que utiliza mão de obra artesanal em diversos processos, o setor da construção civil pode se beneficiar cada vez mais da tecnologia.
Nesse sentido, a impressão 3D pode ser utilizada na área para:
A impressão de maquetes em escala reduzida facilita a visualização do empreendimento pelos profissionais responsáveis, além de ser uma forma eficiente de apresentar o projeto a possíveis clientes.
Estes protótipos impressos ainda podem auxiliar a equipe durante o planejamento do canteiro de obras e reduzem os custos e tempo utilizados na produção de maquetes tradicionais.
Os processos de impressão 3D permitem a produção em baixa escala e o uso de uma quantidade mais exata de materiais.
Esta possibilidade é benéfica para o meio ambiente, já que contribui para a economia de material e reduz o desperdício, além de representar uma importante revolução na maneira de construir, que abrange automação, redução de mão de obra braçal, maior liberdade projetual, entre outros fatores.
A técnica de concrete printing foi desenvolvida em uma universidade da Inglaterra e consiste em um processo de construção baseado na extrusão de argamassa e cimento.
Apesar de não poder ser utilizada no lugar das técnicas tradicionais de construção, a concrete printing possibilita a criação de empreendimentos mais baratos e rápidos, pois a impressora de concreto é portátil e pode ser levada para diversos locais.
Dessa forma, o projeto é impresso em 3D diretamente no local da construção, sem a necessidade da criação de moldes para atualizar as estruturas, fator que representa uma economia de tempo, dinheiro e energia.
Gostou de conhecer mais sobre o uso da impressão 3D na construção civil?
No blog da Versátil Andaimes você encontra diversos conteúdos exclusivos sobre o universo da construção civil, além de dicas interessantes para quem trabalha no setor.
Clique aqui para acessar nosso blog e ficar por dentro de todas as novidades.