Confira no artigo qual é a importância de investir no projeto e planejamento durante a montagem de andaimes no canteiro de obras.
A montagem de andaimes nos canteiros de obras é um processo complexo, que exige uma série de cuidados por parte da equipe. E, tratando-se de equipamentos para trabalho em altura, os andaimes devem ser instalados com base em um projeto minucioso e um planejamento bem detalhado.
Afinal, estas estruturas de caráter provisório permitem o acesso de ferramentas e pessoas a locais altos e complicados, representando um dos equipamentos mais utilizados no dia a dia das obras, seja durante a fase de construção ou para serviços de manutenção.
Os andaimes são equipamentos instalados na fachada de construções e empreendimentos com o propósito de facilitar o acesso dos trabalhadores e permitir a realização de uma série de serviços, como alvenaria, manutenção, acabamento, pintura, entre outras.
E, conforme apresentado na NR-35, os andaimes são estruturas obrigatórias para a realização de qualquer atividade executada acima de dois metros de altura, em que haja risco de queda.
Durante a concepção destas estruturas, o projetista responsável deve planejar a modelagem dos andaimes para garantir que eles ofereçam a segurança necessária para trabalhadores e terceiros.
Já a montagem das peças deve ser realizada conforme as normas técnicas e de segurança, como a NR-18 e a NBR 6494.
Por muito tempo, a montagem dos andaimes foi "negligenciada" nos canteiros de obras, uma vez que a instalação não exigia qualquer tipo de projeto, sendo realizada apenas com base na experiência dos montadores.
Este processo oferecia grandes riscos aos trabalhadores, pois não havia nenhuma comprovação de segurança da estrutura.
Mas com a criação da Norma Regulamentadora 18, a montagem destas estruturas se tornou um processo amparado por uma série de regulamentações. E agora, os andaimes devem ser dimensionados por um profissional devidamente habilitado e com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), além de haver a necessidade da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Para garantir a estabilidade da estrutura, o projeto deve ainda apresentar com detalhes os processos de montagem, uso e desmontagem do andaime, deixando claro para os trabalhadores quais são os limites de utilização do equipamento.
É importante ressaltar que para elaborar o projeto de forma correta, o profissional deve ter acesso a uma série de informações, como quantidade de níveis de plataformas de trabalho usadas de forma simultânea, altura e localização do andaime, pontos de ancoragem, entre outras.
Realizar o projeto e planejamento para a montagem dos andaimes não representa apenas o cumprimento da legislação, mas também a garantia da segurança e bem-estar dos colaboradores, reduzindo riscos de queda e outros acidentes de trabalho.
Além de seguir todas as diretrizes de segurança no planejamento de andaimes, é preciso contar com equipamentos de alta qualidade e devidamente certificados.
A Versátil Andaimes é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança, e possui um amplo portfólio de equipamentos para construção civil duráveis e prontos para o uso nos mais variados projetos.
Confira alguns de nossos produtos:
Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.
Confira em nosso site a unidade Versátil mais próxima e solicite um orçamento de andaimes para a sua obra.