Entenda sobre o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável e sua importância com exemplos simples e práticos!
O dia 4 de março foi definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.
A data corresponde à criação do WFEO (World Federation of Engineering Organizations/Federação Mundial das Organizações de Engenharia). Ela representa mais de 100 países e 30 milhões de engenheiros.
Já a definição de desenvolvimento sustentável surgiu com o intuito de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, de forma que o uso de matérias-primas e produtos seja feito de forma consciente antes, durante e após as construções, priorizando a qualidade ao invés da quantidade.
Por isso, desde 2020, o dia 4 de março é comemorado em todo o mundo para destacar o trabalho dos engenheiros, bem como demonstrar que a engenharia pode contribuir na qualidade de vida das pessoas e na preservação de recursos naturais para as futuras gerações.
Mas quais são as ações efetivas para contribuir para o desenvolvimento sustentável? Explicamos como é possível realizar uma obra sustentável!
A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Ou seja, o setor é responsável por uma enorme geração de resíduos.
Então, a primeira coisa que deve ser levada em conta é a possibilidade de aplicar os três R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Dessa forma, a construção civil deve definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas maneiras de economizar e gerar energia.
Também existem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que nasceram em 2012 na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro.
Eles apontam para desafios mais urgentes, de modo a garantir acesso à água potável para todas as pessoas, saneamento básico e energia limpa, por exemplo.
Outro destaque é o objetivo 11, que fala sobre cidades e comunidades sustentáveis. No item 11.3, destaca-se:
Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.
Já no 11.6, o objetivo é reduzir o impacto ambiental das cidades, prestando atenção à qualidade do ar e gestão de resíduos municipais.
Além da questão ambiental, o desenvolvimento sustentável pode trazer uma série de benefícios para a construção civil, tais como:
A construção verde é uma obra ecologicamente correta. Ela pode contar com financiamentos e descontos em impostos fiscais, prática comum em países desenvolvidos.
No Brasil, ainda há muito para avançar, mas os incentivos econômicos já ajudam a reduzir a carga tributária das construções. O mais comum é o IPTU Verde, desconto de 5 a 20% dado a obras que colaboram com o desenvolvimento sustentável a partir de sistemas ecoeficientes.
Os sistemas podem ser: reciclagem de resíduos, reutilização de água, uso de placas solares para o aquecimento de água e placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.
A Versátil Andaimes pode te ajudar a contribuir para a sustentabilidade, alinhando o desenvolvimento sustentável com os materiais mais modernos do segmento.
Um exemplo é o uso de escoras metálicas no canteiro de obras, que reduz a exploração de recursos naturais como a madeira. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!