Confira no artigo quais equipamentos de construção civil são indispensáveis nos canteiros de obras.
O setor de construção civil conta com o uso de diversas ferramentas e equipamentos para garantir tanto o sucesso de um empreendimento quanto a segurança dos trabalhadores no canteiro de obras.
Os equipamentos são eficientes, ajudam na produtividade e garantem uma entrega de acordo com as expectativas dos clientes.
Além de maior eficiência, o uso de ferramentas ainda facilita rotinas como acesso a grandes alturas, cavar buracos, cortar madeira ou metal, levantar e transportar objetos pesados, entre outras.
O uso de equipamentos também é necessário no canteiro de obras para garantir o cumprimento de normas e regulamentações da construção civil.
Neste artigo, reunimos equipamentos indispensáveis em uma obra. Acompanhe!
Como já mencionamos, o andamento de uma obra demanda o uso de equipamentos que facilitam o trabalho e também protegem aqueles que circulam pelo canteiro.
O uso de ferramentas e acessórios é fundamental, pois permite que as funções sejam realizadas com segurança e eficiência.
Por exemplo, o uso de equipamentos para elevação, como guindastes e andaimes, faz com que os profissionais levantem e transportem objetos pesados com segurança, sem correr o risco de sofrer lesões ou outros tipos de acidentes de trabalho.
Já as ferramentas como martelos, serras e furadeiras permitem que os trabalhadores executem tarefas precisas com muito mais rapidez e precisão.
Quem se depara com um canteiro de obras e não atua na área da construção civil nem imagina a quantidade de funções e equipamentos que são empregados na rotina desse segmento.
Abaixo, listamos os principais equipamentos utilizados na área.
Os andaimes são estruturas seguras usadas na construção civil para dar apoio a trabalhadores e equipamentos.
Eles estão presentes em diversos tipos de obras, desde edifícios residenciais até pontes e estádios de futebol.
Os andaimes são indispensáveis em obras de construção porque proporcionam acesso seguro a áreas altas e difíceis de alcançar, permitindo que os trabalhadores executem tarefas como colocar telhas, pintar paredes ou instalar equipamentos elétricos.
Os andaimes garantem a proteção contra quedas e outros acidentes que possam ocorrer durante o trabalho em altura. Na maior parte das vezes, estes equipamentos são alugados.
Existem diversos tipos de andaimes, confira três deles:
Um andaime fachadeiro é um tipo de andaime utilizado para trabalhos em altura em fachadas de edifícios, para a realização de detalhes em alvenaria, por exemplo.
Além de permitir o acesso em alturas elevadas, o andaime é um equipamento de segurança que possibilita aos trabalhadores executarem suas tarefas com mais tranquilidade.
Um andaime fachadeiro é composto por uma estrutura metálica com rodas, facilitando o deslocamento de um lugar para outro, e é equipado com plataformas e corrimãos que permitem que os trabalhadores se movimentem quando for preciso.
Assim como o andaime fachadeiro, o andaime tubular é um equipamento para trabalhos realizados em grandes alturas e é caracterizado por uma estrutura metálica montada em pares para formar torres de elevação.
Estas estruturas são conectadas entre si para formar uma estrutura resistente e estável.
O andaime tubular é um equipamento versátil e muito útil em várias situações, fácil de montar e desmontar. E pode ser facilmente deslocado de um lugar para outro. O seu apoio é feito com bases ou rodas, de acordo com as orientações da NR-18.
O aparalixo ou bandeja de proteção é um equipamento obrigatório utilizado em obras de construção civil e, assim como o andaime, promove a segurança contra quedas de materiais.
Em outras palavras, o aparalixo é um tipo de andaime de proteção que age como uma bandeja salva-vidas, aparando materiais em queda livre.
Sua montagem e desmontagem é intuitiva e as bandejas de proteção são fixadas nas faces externas das vigas com ganchos ou chumbadores.
Nas construções com mais de quatro pavimentos, ou altura equivalente a isso, deve-se fazer a instalação de aparalixos em todo o perímetro.
Uma plataforma principal de proteção deve ser colocada na altura da primeira laje, ou pelo menos a uma distância correspondente ao pé direito acima do nível do terreno.
As escoras metálicas são estruturas temporárias utilizadas na construção civil com o objetivo de dar suporte a vigas e lajes em processo de construção ou reforma.
Estes equipamentos são compostos por perfis metálicos que formam uma estrutura resistente e estável, fixada ao solo, nas vigas ou lajes para dar suporte ao peso da construção.
As escoras garantem a estabilidade da estrutura durante o processo de construção, evitando acidentes de trabalho. Além disso, elas são úteis em várias situações e podem ser facilmente montadas.
Alugar equipamentos de construção civil pode causar dúvidas diante da quantidade de opções existentes e, por conta disso, separamos algumas dicas essenciais sobre o assunto.
Primeiramente, alugar de uma empresa confiável e especializada garante que os equipamentos sejam de qualidade e estejam em bom estado de conservação, o que é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores e a eficiência da obra.
Em segundo lugar, as empresas renomadas geralmente oferecem serviços de manutenção e suporte técnico, o que é muito útil em caso de problemas ou dúvidas durante o uso dos equipamentos.
A Versátil Andaimes reúne todas estas características e conta com uma experiência de mais de 35 anos na construção civil.
Contamos com uma grande variedade de equipamentos disponíveis para aluguel, permitindo que nossos clientes escolham os equipamentos mais adequados para as suas necessidades.
Para entrar em contato conosco e tirar as suas dúvidas sobre locação de equipamentos, clique aqui.