As escoras metálicas são utilizadas nas construções para garantir sustentação e segurança. Veja como usar os equipamentos da maneira correta!
No setor de construção civil, há diversos equipamentos para garantir a segurança dos trabalhadores e manter a sustentação de uma estrutura. As escoras metálicas são exemplos disso, pois cumprem essas funções ao sustentar temporariamente a estrutura durante o processo de edificação.
Essas peças são sinônimos de praticidade e segurança nas obras. Ao decorrer deste artigo, iremos te mostrar os motivos. Confira!
As escoras metálicas são equipamentos utilizados para apoiar lajes, vigas e elementos estruturais enquanto uma construção ainda não possui firmeza para se manter em pé, ou seja, servem para auxiliar a finalização da concretagem.
Elas possuem sistemas de encaixe e podem ser adaptáveis a obras de pequeno, médio e grande portes, desde que estejam dentro do limite de carga suportado, representando 10 toneladas por torre.
São várias as vantagens de utilizar as escoras metálicas, ainda mais se comparada às escoras de madeira. Podemos destacar:
Por serem peças de sustentação, as escoras metálicas podem ser usadas em diversas situações e com alguns acessórios como forcado simples fixo simples e duplo e cruzeta.
Além disso, há algumas recomendações quanto a utilização dos equipamentos, que deve ser feita por profissionais capacitados.
A primeira orientação é sobre o transporte, que deve ser feito de maneira cuidadosa, respeitando o limite de peso e dimensões. Também é essencial fixar bem as peças, evitando deslocamentos que causem danos aos equipamentos, veículos e pessoas.
Outro ponto de atenção sobre a utilização de escoras metálicas é de não transportar as escoras e pessoas no mesmo compartimento.
Depois, é necessário verificar o local da instalação. Ele deve ser isolado, firme, compactado e nivelado. De preferência em áreas que já possuem contrapiso prontos. Dessa forma, as cargas são melhores suportadas e há menos risco de ceder por sobrepeso ou questões climáticas, como a chuva.
A montagem e a desmontagem também necessitam de atenção. Para montar, é preciso regular a altura da flauta com o gancho, realizando os ajustes para melhorar a utilização das escoras metálicas.
Já a desmontagem requer o uso de alavancas para soltar a porca, sempre no sentido anti-horário. Não se deve bater o pé na escora para liberar a peça.
Além das orientações de uso, há cuidados específicos nos projetos que utilizam as escoras metálicas. Sendo eles:
Parceira de pequenas e grandes obras, a Versátil Andaimes e Escoramentos fabrica e aluga equipamentos e acessórios para construção civil há 35 anos, o que garante qualidade desde o processo fabril até a entrega ao cliente.
As escoras metálicas da Versátil são fabricadas em aço carbono, um material que mesmo sendo leve, é durável e resistente, com excelente capacidade de carga e adaptação a diferentes necessidades e ambientes.
As peças são fáceis de transportar e instalar, graças ao ajuste rápido com precisão milimétrica, que reduz o desperdício de madeira e o tempo de montagem do escoramento.
Se você busca excelência em equipamentos para construção civil, conte com a Versátil Andaimes e Escoramentos! Todos os produtos comercializados atendem às exigências estabelecidas em lei para garantir segurança ao trabalhador, otimização de recursos e total satisfação aos clientes.
Acesse o site e conheça as escoras metálicas e diversos outros produtos para a sua obra.