Saiba quais são as projeções de crescimento para a construção civil no Brasil em 2023.
O setor da construção civil desempenha um papel primordial na economia de países em desenvolvimento de diferentes maneiras.
Nessas regiões, além da alta demanda de empregos, existe também a necessidade de infraestrutura e melhores condições de moradia para a população.
No Brasil, diante da dimensão territorial e a presença da desigualdade social nos estados, a construção civil torna-se mais do que uma importante atividade.
É por meio dela que a população tem acesso a saneamento básico, escolas, hospitais e postos de saúde.
Neste artigo vamos abordar as perspectivas de crescimento da construção civil em 2023.
A população em geral, bem como os empresários e proprietários de empresas, a cada início de novo ano, buscam projeções para a economia para os meses seguintes.
Essas pesquisas são realizadas tanto para encontrar oportunidades de trabalho, no caso de desempregados, ou o investimento ou não em um novo projeto, tendo em vista a atuação de empresários e gestores de empresas de cada segmento em específico.
No caso do mercado da construção civil, que envolve aspectos como o desenvolvimento de áreas urbanas, os custos de materiais, regulamentações e mão de obra qualificada, as decisões relativas a empreendimentos devem ser bem planejadas.
Essa organização vai permitir uma maior assertividade na aplicação de recursos e também o gerenciamento de riscos.
A Prospecta Analytica, uma empresa especializada em Big Data, fez um levantamento com detalhes de como será a expansão do setor da construção civil em 2023.
Essa pesquisa levou em consideração os dados obtidos pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que demonstrou a geração de 430 mil novas vagas com carteira assinada entre março de 2020 a maio de 2022 neste mercado.
O levantamento expôs que pelo segundo ano consecutivo, o crescimento do mercado está acima da economia do restante do país.
O número de novas obras representou um crescimento de 3% nos primeiros seis meses de 2022, se comparado com o mesmo período de 2021. Foram geradas 155.507 mil vagas no período.
São Paulo foi o estado com mais empregos gerados. Somente em fevereiro de 2022, o total de vagas foi 12.540. Já o Rio de Janeiro representa o segundo estado com mais empregos, 3.601 novos empregos no mesmo mês.
A criação de novos edifícios reuniu a maior parte dos empregos do setor, com 49,78%.
O compilado desses números assegura uma perspectiva extremamente positiva para a construção civil no Brasil em 2023, principalmente pelo fato da estabilização do valor a cada metro quadrado construído, que custa em média R$ 1.661,85.
Desde o seu nascimento, em 1987, a Versátil Andaimes e Escoramentos acompanha o crescimento da área da construção civil e atua efetivamente na melhoria da qualidade dos empreendimentos.
A locação de equipamentos é uma possibilidade econômica e segura para as empresas, pois conta com revisões constantes que certificam a melhor usabilidade e segurança dos colaboradores presentes nos canteiros de obras.
Se a sua empresa irá iniciar o ano novo com a execução de projetos, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer melhor a nossa abrangência e atuação.