Confira no artigo o conceito de escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente e entenda a diferença entre os termos.
Quem trabalha na construção civil já está acostumado com estes termos.Mas será que todos os profissionais do meio conhecem a diferença entre esses conceitos?
Se você tem dúvidas sobre o que significa cada termo, não se preocupe! Hoje, vamos esclarecer esse assunto.
Confira a seguir o conceito de escoramento, cimbramento, reescoramento e escoramento remanescente e entenda as diferenças entre cada um desses termos:
Segundo a norma ABNT NBR 15.696 - Fôrmas e Escoramentos para Estrutura de Concreto - Projeto, Dimensionamento e Procedimento Executivo, os escoramentos são estruturas de caráter provisório, capazes de suportar e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes das cargas permanentes e variáveis resultantes da aplicação de concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante.
De modo prático, o escoramento visa simplificar a montagem das fôrmas apenas com as escoras, sem utilizar quadros, travamentos e diagonais.
O cimbramento é uma estrutura de suporte provisória, formada por um conjunto de peças que apoiam as fôrmas horizontais e suportam todas as cargas atuantes, como peso da fôrma e do concreto e movimentação de operários e equipamentos, transmitindo os esforços para uma base de apoio (piso ou pavimento inferior).
Apesar de cumprir a mesma função do escoramento, o cimbramento possui uma estrutura mais abrangente, oferecendo condições para o correto nivelamento e alinhamento e promovendo a segurança da equipe.
Geralmente, o cimbramento é formado por suporte (escoras e torres), trama (vigotas principais e secundárias) e acessórios para posicionar e ajustar as demais peças.
De modo geral, cimbramento e escoramento servem para suportar a montagem das fôrmas, a concretagem e a sobrecarga dos serviços até o início do endurecimento do concreto.
O reescoramento é outra forma de se referir ao escoramento remanescente — termo mais correto.
Segundo a NBR 15.696, o reescoramento é uma estrutura provisória auxiliar, instalada sob uma estrutura de concreto que não é capaz de resistir totalmente às ações resultantes de cargas permanentes ou variáveis.
O reescoramento é o responsável por transmitir as cargas para as bases de apoio rígidas ou flexíveis.
A função do reescoramento — ou escoramento remanescente — é permitir que o cimbramento ou o escoramento seja retirado com segurança
Para garantir máxima segurança e eficiência no canteiro de obras, é preciso contar com parceiros reconhecidos e experientes. Por isso, alugue os equipamentos para o seu projeto com a Versátil Andaimes.
Especializada em soluções seguras de acesso à altura, a Versátil oferece diversos equipamentos para construção civil, como andaimes, balancim, escoras, sistemas de escoramento, aparalixo, entre outros.
Com experiência comprovada em grandes construções e projetos complexos de engenharia, a Versátil Andaimes possui uma infraestrutura completa para atender as mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.
Todos os nossos equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por processos frequentes de manutenção e revisão, garantindo no seu canteiro de obras peças seguras e de alta qualidade.
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento dos equipamentos Versátil!