Parte fundamental para o seguimento de uma obra, as escoras são os elementos que sustentam a estrutura predial e garantem precisão e segurança na construção.
Parte fundamental para o seguimento de uma obra, as escoras são os elementos que sustentam a estrutura predial e garantem precisão e segurança na construção. Há, no entanto, dois tipos do instrumento, que têm diferentes níveis de eficiência: as escoras de madeira e as escoras metálicas.
O uso da primeira, com vigas feitas de eucalipto, geralmente, nem sempre é a melhor opção quando se fala de critérios como sustentabilidade e economia.
Já as escoras metálicas são sinônimo de durabilidade e de redução de gastos e de tempo para que a execução de cada etapa do projeto transcorra sem problemas.
A seguir, veja mais vantagens do uso das escoras metálicas e onde encontrar o produto para locação para sua obra.
Peças de apoio na construção enquanto a estrutura predial ainda não tem firmeza para se manter erguida, as escoras são indispensáveis para sustentar de maneira provisória lajes ou vigas, por exemplo. Na construção civil, é comum que elas sejam alugadas por um determinado período por quem prefere atender às necessidades da obra de forma ágil e mantendo os custos controlados no canteiro de obras.
As escoras metálicas têm vantagens bastante claras em relação às escoras de madeira. Uma delas está ligada à segurança no local de trabalho. Isso porque esse tipo de material tem excelente capacidade de carga, e, portanto, de resistência. Por serem feitas de aço carbono, são leves e, ao mesmo tempo, duráveis.
As de madeira, por sua vez, sofrem desgaste natural e tendem a se deformar, a depender das condições externas do ambiente, como temperatura e umidade. Ou seja, o índice de acidentes dentro do pátio de obras pode ser diminuído com a escolha do componente metálico.
Outro ponto positivo do escoramento metálico diz respeito às condições de uso dele. Fácil de transportar e instalar durante o tempo de cura do concreto, é uma opção que reduz a mão de obra na montagem e, por isso, aumenta a produtividade, e diminui a geração de resíduos comparada à que seria produzida na utilização das estruturas de madeira.
Se você entende que reduzir resíduos é também diminuir os custos totais para o cliente, sabe que optar por um material metálico é mais vantajoso do que escolher a estrutura de madeira.
E mais: ao decidir pelas escoras de aço carbono para a obra, você estará garantindo uma peça reutilizável por anos e que se adapta a diferentes condições, mantendo a qualidade e sem desperdício de material.
Por fim, sabemos que para o sucesso da construção tudo depende da atuação de profissionais, como engenheiros civis, habilitados para a empreitada. São eles que estão capacitados para calcular a quantidade de escoras necessárias e para analisar as condições do solo, por exemplo, em que os componentes serão instalados.
Por isso, é importante que você saiba que as estruturas metálicas da Versátil Andaimes são soluções técnicas de qualidade, com espessura de parede de 2,65 cm e regulagem de altura milimétrica com ajuste da flauta de 10 em 10 cm.
A segurança, certamente, também faz parte do rol de preocupações desses profissionais. Por isso, vale a pena pesquisar empresas confiáveis no mercado de locação de escoras metálicas e analisar quais são os requisitos de cada projeto antes de decidir com qual tipo de material você seguirá.
Nós estamos prontos para ajudar essa tarefa: na Versátil, há um departamento de Engenharia dedicado à elaboração do projeto de escoramento da obra a partir do momento em que acontece a locação do produto.
Assim, as especificidades da instalação são contempladas de modo que o equipamento cumpra o objetivo de diminuir riscos na área da obra e de levar praticidade para o dia a dia.
Ficou interessado? Veja mais detalhes sobre as escoras metálicas oferecidas pela Versátil Andaimes aqui.