Descubra como a metodologia VDC pode transformar a produtividade da construção civil.
A gestão de obras é uma atividade bastante complexa que demanda planejamento e controle bastante precisos. O gerenciamento eficiente elimina erros e desperdícios, evitando prejuízos financeiros e atrasos no cronograma.
Uma metodologia aliada do gestor da construção civil é o VDC - Virtual Design and Construction, conjunto de ferramentas e técnicas que integram projeto e obra, melhorando a produtividade ao gerir recursos humanos, materiais e tempo.
Por intermédio de um "gêmeo digital" da obra em ambiente virtual, o VDC permite o rápido mapeamento dos pontos críticos do projeto, solução de conflitos e tomada de decisões.
O VDC é uma metodologia de gestão criada no ano de 2001 pelo Center for Integrated Facility Engineering (Cife), da Universidade de Stanford, por iniciativa do professor Martin Fisher.
Essa metodologia se baseia em três princípios básicos:
Essas premissas estão relacionadas respectivamente às tecnologias ICE, PPM e BIM, abaixo descritas.
A Engenharia Simultânea Integrada (ICE) consiste em reunir em sessões de trabalho equipes multidisciplinares, dedicadas a identificar, antecipar e resolver problemas de forma colaborativa. Assim, as decisões são tomadas com mais agilidade e assertividade, trazendo muito mais eficiência para a gestão e reduzindo a chance de ocorrerem erros e atrasos.
Esta abordagem faz com que, desde o início do projeto, todas as variáveis que impactam no resultado da obra - incluindo qualidade, custos, prazos e requisitos - sejam consideradas e tratadas em tempo hábil sob as diversas perspectivas setoriais. Esta prática promove valores de trabalho em equipe, como cooperação, confiança e compartilhamento.
O Gerenciamento de Produção de Projetos (PPM) baseia-se nas práticas Lean para potencializar resultados e implementar processos cada vez mais precisos, eliminando desperdícios de tempo, custo e outros recursos.
Esses processos levam em consideração os fluxos de trabalho na obra e as variáveis envolvidas, priorizando sempre a utilização eficiente dos recursos, orientada à potencialização dos resultados.
Por fim, a modelagem virtual da construção (BIM) é o que de fato permite a visualização dos processos e impactos dos cenários (PPM) para que as sessões de trabalho multidisciplinares (ICE) possam discutir e criar soluções colaborativas.
É o BIM que viabiliza a execução de obras mais eficientes e seguras, permitindo a simulação de uso de diferentes materiais e arranjos de equipe em contextos variáveis, facilitando também a gestão de gastos e transparência. Assim, o BIM fornece a base confiável que fundamenta a tomada de decisões em cada etapa do desenvolvimento da obra.
Deste modo, compreendemos que o VDC combina o trabalho simultâneo e integrado de equipes multidisciplinares (ICE), utilizando tecnologias de simulação de cenários (BIM) para adequar processos, de modo a alcançar os objetivos do projeto de obra de forma assertiva e produtiva (PPM).
O Projeto de Escoramento realizado pela Versátil Andaimes, é um dos serviços que são integrados ao processo de PPM das obras que utilizam o VDC. O dimensionamento e arranjo das estruturas de escoramento é muito dinâmico e varia conforme inúmeros fatores da obra: tipo de concreto, forma de lançamento e capacidade de resistência da estrutura provisória, por exemplo. A virtualização da construção proporcionada pelo VDC possibilita que essas variáveis sejam simuladas nos ambientes virtuais, o que favorece a assertividade e otimização do projeto.
Quer continuar acompanhando artigos interessantes sobre construção civil?
Acesse o blog da Versátil Andaimes!