Saiba mais sobre a modelagem BIM e entenda a relação desse termo com a sustentabilidade.
Você já ouviu falar em modelagem BIM? Do inglês, Building Information Modeling (BIM), esta metodologia representa digitalmente as características físicas de construções e vem se consolidando como a base da transformação digital nos setores da engenharia e arquitetura.
A Modelagem de Informação da Construção (BIM) utiliza diversas ferramentas e processos para projetar, gerir e operar construções, edificações ou instalações, permitindo que equipes diversas trabalhem de maneira colaborativa, facilitando a interação entre os profissionais ao longo das diversas etapas da construção.
Quer saber mais sobre a modelagem BIM? Continue acompanhando o artigo que preparamos!
A modelagem BIM consiste em criar um modelo digital de um empreendimento, o qual permite realizar uma simulação de desempenho, planejar e controlar a obra, antecipando eventuais problemas e otimizando recursos.
Mais do que uma representação visual, os modelos BIM servem também como um instrumento de gestão, pois concentram informações, fluxos de trabalhos e procedimentos Por serem tridimensionais, são muito mais completos e, ainda assim, fáceis de interpretar.
Os modelos BIM incluem informações relativas ao cronograma, mão de obra utilizada, quantidade de insumos e materiais, além de apoiarem a realização do orçamento da obra.
Com a metodologia BIM, todos os envolvidos no projeto, como engenheiros, gestores e projetistas, podem interagir entre si, trocando informações, compartilhando dados e tomando decisões apoiadas em um modelo virtual de fácil compreensão.
Tudo isso é realizado com o apoio de uma base de dados padronizada e única, atualizada em tempo real pela equipe, conforme o projeto cresce.
A construção civil é um setor que gera grande impacto no meio ambiente e promove significativas mudanças na paisagem, por isso, é importante que o segmento invista em saídas inteligentes para os problemas relacionados ao planeta.
A tecnologia BIM viabiliza a simulação do impacto da obra no seu entorno, favorecendo a implantação de práticas sustentáveis como a readequação do uso de energia elétrica, o uso de energia solar, eólica e hidroelétrica, a racionalização da iluminação, o uso de sistemas de ventilação cruzada, a implantação de fontes de energia limpa, o reuso da água, entre outras ações.
A BIM facilita o estudo de propostas eficientes para as novas formas de arquitetura, que preservem o meio ambiente e seus ecossistemas, estabeleçam um novo modo de vida e uma nova educação ambiental, interajam com o contexto ecológico e evoluam com ele, conscientizando sobre o impacto do desenvolvimento humano no planeta e reduzindo suas consequências negativas.
No Brasil, o estado de Santa Catarina se destaca na implementação da tecnologia BIM, principalmente na esfera pública, onde a primeira licitação utilizando a metodologia foi realizada em 2014, pela Secretaria de Planejamento.
Nos dias atuais, a tecnologia BIM é vista como uma necessidade.
A nova lei de licitações cita a metodologia BIM como preferencial para a realização de obras públicas, pois tende a tornar os projetos mais eficientes, melhorando a gestão de manutenção e trazendo mais transparência para os projetos, entre outros benefícios.
A difusão da BIM é uma estratégia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SC) para destacar as ações de inovação que impulsionam o crescimento do setor no estado.
Gostou de conhecer mais sobre a modelagem BIM?
No blog da Versátil Andaimes, você confere diversos outros conteúdos relacionados ao universo da construção civil.
Clique aqui para acessar nosso blog e conferir os artigos.
Nos acompanhe também nas redes sociais e fique por dentro das últimas novidades.