Saiba como o uso da inteligência artificial pode otimizar processos e oferecer uma entrega de maior qualidade para a construção civil.
Inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que vem sendo bastante discutida nos últimos tempos e, com inúmeras funcionalidades, passou a ser aplicada também no ramo da construção civil. Do escritório ao canteiro de obras, a IA otimiza a execução de um projeto, reduzindo riscos e custos.
Neste artigo, iremos explorar o que é a inteligência artificial, o atual cenário e as aplicações desta tecnologia na construção civil. Boa leitura!
A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia capaz de simular a inteligência humana no processo de análise e interpretação de um grande volume de dados. A inteligência artificial é dividida em três subáreas, de acordo com as atividades que consegue desempenhar:
É o primeiro tipo de IA. Armazena um grande volume de dados e é utilizado no reconhecimento facial ou sistemas de atendimento por chatbot, por exemplo.
Trabalha de forma semelhante à mente humana, podendo reagir a estímulos. Executa uma grande variedade de tarefas e atribui estados mentais a si mesma ou a humanos.
Essa subárea ainda está em fase de estudos, mas a previsão é de que a sua capacidade seja superior à humana.
Ou seja, a IA viabiliza a análise e solução de problemas de uma forma ágil e qualificada, facilitando uma série de tarefas que realizamos em nosso dia a dia. Mas afinal, é possível usar a inteligência artificial em ramos mais complexos, como na construção civil? Continue a leitura e confira!
De acordo com um estudo da Accenture, a inteligência artificial pode aumentar os lucros no setor da construção civil em 71% até 2035, fazendo com que esse seja o momento ideal para as empresas investirem nessa tecnologia, a fim de torná-la um diferencial na construção.
Diversas intercorrências - climáticas, econômicas e sociais - podem gerar atrasos que têm grande impacto no ramo de construção civil. Nesse contexto, a IA pode apoiar a elaboração de projetos, criando modelos de análise de dados que trazem mais previsibilidade e ajudam a mapear eventuais adversidades, bem como, economizar recursos e prevenir falhas.
Outros benefícios do uso da inteligência artificial na construção civil são a integração com o BIM para otimização de materiais, drones no monitoramento do progresso da obra, e ainda, a análise de dados históricos de mercado para estimar custos e tendências de forma mais assertiva.
Conforme abordamos anteriormente, a utilização da inteligência artificial na construção civil proporciona inúmeros benefícios às empresas e aos trabalhadores, além disso, o uso da tecnologia auxilia na otimização de processos como:
- Gestão de risco e segurança.
- Monitoramento das etapas de construção.
- Análise e manutenção preventiva.
- Acompanhamento pré e pós construção.
- Atendimento ao cliente.
- Vendas.
Além disso, o uso da IA impacta diretamente nos custos, tempo de obra e qualidade do trabalho desempenhado. Conheça as três principais aplicações da inteligência artificial na construção civil:
Pelo intermédio de equipamentos inteligentes, sensores e da internet das coisas, é possível gerar mais economia e segurança às pessoas. Por exemplo, sistemas de sensores ligados à IA garantem um monitoramento que indicará falhas ou anomalias na construção.
O uso da inteligência artificial auxilia na previsibilidade das necessidades de cada etapa da obra, na gestão de riscos e, por meio da coleta de dados em tempo real, pode indicar o momento ideal para checagem do maquinário e realização de possíveis manutenções.
A utilização de dispositivos inteligentes e da internet das coisas em todas as etapas de uma obra proporciona a geração e coleta de dados que, posteriormente, são transformados em conhecimento, otimizando processos e proporcionando uma entrega final com qualidade extraordinária.
Continue bem informado sobre as principais tendências da construção civil em nosso blog. Acompanhe também nossas redes sociais! Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.