Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.
O ambiente de trabalho da construção civil oferece diversos riscos para os operários, pois envolve atividades em altura, uso de maquinário pesado, entre outros processos perigosos. Dessa forma, o uso de EPIs nos canteiros de obras é obrigatório, principalmente quando as atividades são realizadas em andaimes.
Afinal, o profissional que trabalha em altura está exposto a uma série de riscos, podendo sofrer quedas, lesões, fraturas e até mesmo uma fatalidade maior.
E para evitar acidentes de trabalho e garantir a integridade de todos, é obrigação do empregador fornecer os EPIs recomendados e respeitar as normas estabelecidas pela NR-35.
Já os colaboradores devem utilizar os equipamentos de forma adequada, seguindo as instruções e as devidas orientações de segurança no ambiente de trabalho.
Mas quais os EPIs obrigatórios para trabalho em andaimes? Confira no artigo que preparamos!
Antes de apresentarmos os EPIs obrigatórios para executar atividades em andaimes, é preciso esclarecer o que significa essa sigla.
EPI é a abreviação de Equipamento de Proteção Individual, e abrange todo dispositivo de proteção utilizado de forma individual pelo trabalhador, com a função de proteger o profissional contra os riscos oferecidos no ambiente de trabalho e preservar sua integridade e saúde.
Agora que já esclarecemos o conceito de EPIs, confira quais são os Equipamentos de Proteção Individual de uso obrigatório para trabalhadores que vão realizar atividades em andaimes.
Este equipamento pode ser encontrado em dois tipos:
1. Trava queda deslizante: permite a movimentação vertical, sendo indicado para deslocamentos ao longo da linha de ancoragem.
2. Trava queda retrátil: utilizando quando é necessário realizar o deslocamento vertical e horizontal em trabalhos em altura, efetuando o travamento de forma automática.
1. Talabarte contra queda I ou Y: possibilita o deslocamento horizontal e vertical em sistema de ancoragem, além de impedir a queda do trabalhador.
2. Talabarte de posicionamento: equipamento indicado para trabalhos de posicionamento, nos quais é preciso o uso das mãos livres.
Além dos equipamentos especiais para trabalho em altura, é preciso utilizar também alguns EPIs para riscos adicionais, como:
Capacete com jugular: além de proteger a cabeça do trabalhador contra choques elétricos, impactos e quedas de objetos, o capacete com fita jugular se mantém no lugar durante o trabalho, evitando que o equipamento caia após movimentos bruscos.
Como você conferiu, o uso de equipamentos de proteção no canteiro de obras é fundamental para garantir a integridade dos trabalhadores..
Contudo, quando o assunto é segurança, é necessário tomar todas as medidas possíveis.
Por isso, na hora de alugar os andaimes e demais equipamentos para trabalho em altura é preciso contar com uma empresa reconhecida no mercado e que ofereça materiais de alta qualidade.
A Versátil Andaimes está há 35 anos no mercado, oferecendo soluções de acesso à altura em segurança para pequenas, médias e grandes obras.
Nossos andaimes e demais equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por constantes processos de manutenção e revisão, garantindo peças em perfeito estado para uso no canteiro de obras.
Acesse o site da Versátil e confira os andaimes disponíveis em nosso portfólio para auxiliar no seu projeto construtivo.