Se tratando de uma obra de grandes proporções, a construção de um edifício envolve diversas etapas e serviços. Confira no artigo o passo a passo resumido deste processo.
A construção de um edifício é um projeto complexo, que demanda a elaboração de um planejamento completo e a realização de diversas etapas.
Durante a edificação de uma obra de grandes proporções, os profissionais da construção civil devem estar atentos a todos os processos, desde a escolha do terreno até o acabamento e a finalização da obra.
Mas afinal, quais são os processos envolvidos na construção de um edifício?
Confira a seguir o passo a passo da edificação de um prédio e entenda como cada etapa funciona:
A escolha do terreno é o primeiro passo a ser considerado antes da construção de um edifício. Afinal, é a partir deste espaço que toda a obra será planejada e desenvolvida.
Além do preço por m², a escolha de um terreno deve se basear em várias outras características importantes para o sucesso do empreendimento, como:
Após a escolha do terreno, é hora de iniciar o planejamento da obra propriamente dito.
Nesta etapa, os responsáveis elaboram o projeto de arquitetura com todos os detalhamentos necessários. No entanto, para dar andamento à construção do edifício é necessário obter a aprovação da prefeitura.
Nesta etapa, são contratados serviços de estruturas, execução e instalações elétricas e hidrossanitárias (tubos, conexões e demais peças que transportam a água pelas instalações do edifício).
O orçamento da obra abrange todos os gastos necessários para a construção do edifício, como a compra do terreno, os custos dos projetos, a locação de equipamentos, os gastos com mão de obra, etc.
No entanto, antes de realizar os levantamentos quantitativos e orçamentários é preciso saber quais materiais serão necessários para dar início aos processos no canteiro de obras.
A etapa de planejamento da obra consiste na elaboração de um cronograma com os prazos para realização de cada serviço e os custos necessários. Neste momento, é importante levar em consideração a data de início da obra e a previsão para a sua finalização.
Para facilitar a elaboração do planejamento, os gestores podem contar com o auxílio de softwares específicos ou de um engenheiro de planejamento.
Os serviços preliminares consistem, basicamente, na preparação do terreno. É nesta etapa que os profissionais realizam a limpeza do espaço, a montagem do canteiro e do barracão de obras, os serviços de terraplanagem, entre outros.
Esta etapa antecede os processos de construção do edifício e pode ser considerada o início da obra.
A infraestrutura, ou fundação, é uma estrutura feita logo no início da construção para transmitir as cargas do edifício para o solo.
Essa estrutura é responsável por apoiar a obra no solo de maneira segura e disseminar todas as cargas do edifício.
A construção da fundação depende de uma série de fatores, como o modelo de edificação, o peso da estrutura, o tipo de solo do terreno e a profundidade do lençol freático.
O serviço de alvenaria representa a construção propriamente dita, ou seja, é quando a estrutura da obra é feita e as paredes são erguidas.
Nesta etapa, a equipe se dedica à construção de pilares, vigas, lajes e paredes, além da execução de vedações e rebocos.
A construção da cobertura, estrutura que atua como uma proteção do edifício, pode ser feita na forma de um telhado ou uma laje superior.
O tipo de cobertura e os materiais necessários para a edificação são definidos ainda na etapa da elaboração do projeto.
As instalações da obra são divididas em três momentos:
Os acabamentos e revestimentos reúnem uma série de serviços que abrangem desde os assentamentos do piso e a regularização das paredes até a proteção das vedações e a melhoria estética das superfícies.
Estruturas externas como piscina, churrasqueiras, áreas de lazer, quadras de esportes e jardins devem ser construídas antes da finalização da obra.
Com todas as etapas anteriores concluídas, é hora de finalizar a construção. Neste momento, a equipe realiza a limpeza do edifício e testa as instalações para se certificar de que tudo está funcionando conforme o planejado.
Como você conferiu, a construção de um edifício exige a realização de diversos processos em altura, como os serviços de alvenaria, a pintura de paredes, etc.
Dessa forma, para garantir que o andamento da obra ocorra de maneira segura e conforme as exigências da lei, é necessário contar com equipamentos para construção civil de qualidade.
A Versátil Andaimes possui mais de 30 anos de experiência em engenharia de acesso à altura e segurança.
O amplo portfólio da Versátil reúne diversos equipamentos, como andaimes, escoras metálicas, balancim e aparalixo para facilitar o acesso em altura e assegurar a proteção de colaboradores e terceiros.
Através de rigorosos processos de revisão e manutenção de equipamentos, a Versátil garante peças em perfeito funcionamento para o uso no canteiro de obras.
Garanta o sucesso do seu próximo projeto com os equipamentos para construção civil da Versátil Andaimes.
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento para a sua obra!