Dados do IBGE e Ministério do Trabalho apontam avanço significativo da construção civil no Sul, inclusive na geração de empregos do setor. Confira!
Todos os setores foram impactados pela pandemia de Covid-19. Falta de materiais, desemprego, alta nos preços e baixa demanda foram alguns dos desafios encontrados no período. Porém, a construção civil no Sul está se recuperando com bons índices.
Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) mostraram que o nível de atividade no 1º trimestre de 2022 foi o melhor dos últimos 10 anos, especialmente na área de construção de edifícios. Por isso, a demanda residencial e comercial também tem crescido.
O cenário da construção civil no Sul é tão positivo que ultrapassou a região Nordeste. Segundo a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul só ficam atrás do Sudeste.
No começo deste ano, o Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), fez uma pesquisa que previa que o Paraná passaria por um período de expansão e contratações no mercado de construção civil.
Para obter esse resultado, 66% das empresas associadas à instituição afirmaram que pretendiam aumentar o nível de atividade em 2022.
Outro número relevante foi de lançamentos programados ou até mesmo intenção de lançamento no estado: 68% das empresas foram afirmativas para o cenário.
O Ministério do Trabalho divulgou que Santa Catarina é o estado que mais gerou emprego na construção civil em proporção à população total no primeiro trimestre de 2022.
Com 9763 novas vagas criadas entre janeiro, fevereiro e março, SC ultrapassou estados como o Paraná (4929), Minas Gerais (6853), Rio Grande do Sul (2821) e Pernambuco (2481).
As cinco cidades que mais geraram empregos em Santa Catarina foram Blumenau, Florianópolis, Joinville, Itajaí e Chapecó.
Podemos comparar o levantamento do IBGE com o ranking 500 Maiores do Sul, publicado pelo Grupo Amanhã e PwC. Nele, os dados baseados em balanços publicados e enviados por empresas sediadas ou com unidades na região apontam que o setor de construção e imobiliário foi o mais lucrativo entre 2018 e 2019.
Todo o cenário positivo pode sobrecarregar as empresas prestadoras de serviço que não estejam preparadas. Com 35 anos de experiência, a Versátil Andaimes e Escoramentos demonstra solidez no mercado no PR e SC.
Para acompanhar o ritmo de expansão, a empresa possui estruturas completas para fabricação, manutenção, revisão e logística dos equipamentos.
Outra estratégia eficaz da Versátil é a localização das setes unidades de distribuição, que conseguem atender desde o pequeno prestador de serviços até as grandes empresas do setor de construção civil no Sul de forma próxima e consultiva.
A construção civil no Sul e nos demais estados do Brasil caminha para a modernização. Práticas construtivas, ágeis, eficientes e seguras são esperadas nas principais tendências do setor.
Acompanhe o blog da Versátil Andaimes e fique por dentro dos principais assuntos da área!