BIM e realidade aumentada são dois conceitos importantes para quem deseja otimizar os processos na construção civil, tornando os projetos mais assertivos e eficientes.
Se você chegou aqui é porque quer saber mais sobre BIM e realidade aumentada. O que esses dois conceitos têm em comum?
Para isso, primeiramente, temos que entender o que é BIM e o que é realidade aumentada. Continue nesse artigo para saber mais sobre o assunto!
Para começar a compreender o porquê desses dois conceitos andarem juntos na construção civil é preciso saber o que cada um significa. Vamos lá!
BIM é a sigla para Building Information Modeling ou, em português, Modelagem de Informações da Construção. Para ficar ainda mais claro, o BIM permite que uma obra possa ser visualizada tridimensionalmente, a partir da modelagem virtual do projeto. Até aí tudo bem, certo?
Mas então, onde entra a realidade aumentada (RA) nessa jogada? É por meio da RA que podemos interagir com o projeto no local da construção.
Então, podemos explicar realidade aumentada como algo que inclui elementos virtuais à nossa visão da realidade, ou seja, o mundo virtual é misturado ao real.
Ainda assim, cabe deixar claro aqui que realidade aumentada é diferente de realidade virtual. Uma vez que realidade virtual independe do mundo real, ou seja, é criado um ambiente digital e virtual. Já a realidade aumentada vai além do virtual, integrando elementos digitais ao mundo real.
Voltando aos projetos de construção civil, é por meio da realidade aumentada que os modelos BIM podem ser melhor entendidos e visualizados.
Em outras palavras, o projeto é otimizado e se torna mais assertivo, já que aspectos como dimensão e compatibilidade são mais facilmente assimilados.
Conseguiu compreender os conceitos de BIM e realidade aumentada até aqui? Agora vamos entender quais são as vantagens de aplicar estas terminologias à construção civil.
Você já deve ter percebido o quanto o mundo é digital nos dias atuais. Tudo envolve o online, o digital, as redes sociais, o imediatismo. Com um clique, um toque que seja, é possível acessar uma enxurrada de informações.
Hoje, precisamos ser ágeis e dinâmicos a fim de potencializar e incrementar os processos, a fim de torná-los mais assertivos.
Tendo em vista essa nova realidade, o BIM e a RA chegam para agregar ainda mais valor à construção civil. Sendo assim, veja a seguir as vantagens do uso dos modelos:
Em projetos: a utilização da realidade aumentada (RA) na modelagem em BIM minimiza os erros de projetos complexos e oferece uma visualização em relação a dimensões, posicionamento, tipos de produtos, entre outros aspectos.
Treinamentos: as metodologias de BIM e realidade aumentada são usadas para qualificar a mão de obra, já que permitem uma idealização do projeto para simulações ou realizar testes.
Canteiro de obras: um projeto de realidade aumentada permite que no canteiro os profissionais da construção civil, desde o engenheiro, o mestre de obras ao pedreiro, possam visualizar todas as camadas do planejamento em várias dimensões. Assim, é possível compreender melhor todo o projeto, o que facilita sua execução e minimiza possíveis erros, além de economizar recursos e tempo.
Experiência do cliente: uma obra visualizada em BIM e realidade aumentada é muito mais interessante na apresentação do projeto ao cliente. A experiência imersiva criada é, sem dúvidas, um perfeito recurso para atrair o cliente e também investidores.
O futuro na construção civil já chegou! O BIM já não é um conceito novo para a área, e é tão importante quanto a própria realidade aumentada, já que são metodologias relevantes e que agregam valor a um projeto, facilitando desde a sua execução, ao gerenciamento da obra e apresentação ao cliente.
A Versátil pode te ajudar! Contamos com equipamentos de conta e atendimento personalizado para te auxiliar em todos os processos. Clique aqui e conheça de perto o nosso catálogo.