Confira no artigo dicas importantes para considerar antes de fazer o escoramento metálico em lajes.
O escoramento é um processo fundamental nos canteiros de obras, pois ele realiza a sustentação temporária da laje, garantindo maior segurança na execução das demais atividades construtivas.
Contudo, para assegurar a eficiência do escoramento é importante investir em equipamentos de qualidade, como as escoras metálicas.
Normalmente fabricadas em aço carbono, um material leve e durável, as escoras metálicas possuem uma grande capacidade de carga e de resistência, não deformam e apresentam menos desgastes em comparação com as escoras de madeira.
Estes equipamentos ainda são fáceis de transportar e instalar, reduzindo a mão de obra no processo de montagem, aumentando a produtividade no canteiro de obras, economizando tempo da equipe e minimizando a geração de resíduos durante a construção.
O escoramento é uma estrutura provisória auxiliar feita para suportar as cargas resultantes da aplicação de concreto sobre as fôrmas, da concretagem e do processo de cura do concreto.
Fundamental no canteiro de obras, o escoramento pode ser realizado em lajes e vigas, garantindo o correto nivelamento, a integridade da estrutura e a estabilidade do empreendimento como um todo.
Agora que você já conferiu mais sobre a importância do processo de escoramento e as principais vantagens de contar com escoras metálicas no canteiro de obras, acompanhe algumas dicas de como fazer o escoramento metálico em lajes:
O primeiro passo para fazer o escoramento metálico é realizar o dimensionamento do projeto, levando em conta as características dos materiais que formam o suporte (as escoras).
O projeto deve ainda considerar a resistência da base de apoio, seja piso concretado ou solo, pois esse fator determina a quantidade de escoras a serem utilizadas para garantir uma distribuição uniforme do peso da estrutura.
O tipo de molde utilizado (de madeira, alumínio, etc), o ciclo de concretagem e o tipo de concreto também são fatores que influenciam na distribuição das escoras durante o processo de escoramento.
Vale ressaltar que as escoras metálicas possuem uma maior capacidade de carga, permitindo o uso de menos peças para realizar o escoramento.
Existem diferentes sistemas de escoramento metálico disponíveis no mercado, como o simples, de torre, mesas voadoras, etc.
Cada modelo possui características próprias quanto à matéria-prima, à capacidade de carga e à facilidade de montagem.
Por isso, é importante identificar o tipo de escoramento mais adequado para o projeto com base em diversos aspectos, como características da obra, a carga a ser suportada, o espaço disponível para a colocação das peças, a presença de vigas, entre outros.
Antes de fazer o escoramento metálico, é preciso escolher entre alugar ou comprar os equipamentos. E o prazo para execução da obra é um dos fatores que pode influenciar nesta decisão.
Na maioria dos casos, a locação acaba sendo a opção mais indicada, pois pode reduzir os custos e eliminar processos no canteiro de obras, como a limpeza das peças e o armazenamento.
Mas atenção: na hora de escolher um fornecedor é fundamental verificar a reputação da empresa, a qualidade dos materiais e o processo de entrega do equipamento.
Além de se atentar para a escolha de um fornecedor de qualidade, também é preciso acompanhar de perto a entrega dos materiais no canteiro de obras e o estado de conservação das peças (tubos, quadros metálicos, roscas, sapatas, etc).
E lembre-se: após o recebimento dos equipamentos, o armazenamento no canteiro de obras deve ser feito em um local apropriado e com acesso controlado.
Como você conferiu, a locação de equipamentos é a opção mais vantajosa para a maioria dos projetos de escoramento. Por isso, na hora de alugar os equipamentos para o seu empreendimento é importante buscar uma parceira reconhecida no mercado, que ofereça equipamentos de qualidade.
A Versátil Andaimes e Escoramentos é especializada em equipamentos para construção civil e possui a estrutura necessária para atender pequenas, médias e grandes obras.
Todos os equipamentos da Versátil são aprovados conforme a NR-18 e passam por frequentes processos de manutenção e revisão, garantindo maior segurança e eficiência ao canteiro de obras.
As escoras metálicas da Versátil são fabricadas em aço carbono, um material durável, leve e resistente, são fáceis de transportar e instalar e se adaptam a diferentes necessidades e ambientes.
Conte com as escoras metálicas da Versátil para otimizar os escoramentos do seu projeto.
Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento.