Acompanhe como a falta de mão de obra qualificada impacta a construção civil e confira alternativas para solucionar essa lacuna no segmento.
Uma pesquisa realizada pela Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT), da Câmara Brasileira da Indústria e da Construção (CBIC), demonstrou que a construção civil tem enfrentado dificuldades na contratação de mão de obra qualificada no último ano.
Segundo o estudo, realizado em fevereiro de 2022, cerca de 90% das empresas do segmento no país encontram certa dificuldade na contratação de pessoal qualificado, contra 77% em outubro de 2021.
De acordo com a pesquisa, as profissões que apresentam maior escassez de mão de obra capacitada são pedreiros (82%), carpinteiros (78,7%), mestre de obras (74,7%) e encarregados (70%).
A falta de mão de obra qualificada representa um grande problema para a construção civil, pois o setor segue em crescimento no Brasil e necessita cada vez mais de profissionais com a expertise necessária.
Quer saber mais sobre os impactos da escassez de mão de obra qualificada na construção civil? Continue acompanhando o artigo que preparamos!
Como mencionamos anteriormente, a construção civil é um setor em expansão no país. Em 2022, o segmento apresentou um crescimento de 6,9%, conforme dados do Produto Interno Bruto (PIB), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Já em 2023, a construção civil apresentou um cenário positivo, resultado de uma série de fatores, como a recuperação no período pós-pandemia, a redução dos custos com materiais de construção e a melhoria da economia do país.
A estabilidade dos últimos dois anos e o aumento da demanda do mercado imobiliário também influenciaram positivamente neste contexto.
Segundo o informativo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão para este ano é de que a indústria da construção tenha um crescimento de 2,5%.
Com a expansão da construção civil, a demanda por trabalhadores qualificados e o nível de exigência tendem a aumentar, evidenciando a falta de profissionais capacitados para atuar no segmento.
Atualmente, contratar mão de obra especializada para atuar na indústria da construção é um processo cada vez mais difícil e custoso para as construtoras.
Isso porque a mão de obra capacitada disponível, além de ser mais cara, não é suficiente para atender as demandas do mercado.
Esta lacuna de profissionais especializados acaba impactando os processos da indústria da construção, causando atrasos nos cronogramas das obras, aumento de custos e desaceleração do crescimento do setor.
A escassez de mão de obra na construção é um tema que tem chamado a atenção das entidades setoriais, pois pode se tratar de um fenômeno cultural.
Ocupações em outros segmentos de mercado, como serviços de entrega e transporte de passageiros por meio de aplicativos, tem atraído principalmente os trabalhadores mais jovens, que se interessam cada vez menos pelos canteiros de obras.
O problema alcança também as funções mais especializadas. Segundo a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Sorocaba (AEAS) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (Sinduscon-SP), as turmas de Engenharia têm diminuído.
Isso porque as dificuldades trazidas do ensino básico com os conteúdos de física, química e matemática desmotivam os acadêmicos, que acabam trocando de curso.
Para fazer frente a esses movimentos, organizações como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) têm desenvolvido iniciativas informativas e instrutivas, que têm demonstrado bons resultados.
É o caso do Programa "Você Construtor", realizado pelo Sinduscon Paraná Norte, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que capacita pessoas que queiram entrar ou se recolocar no mercado de trabalho. Além das oficinas gratuitas, o programa oferece também a possibilidade de contratação por construtoras e empreiteiras parceiras.
A Versátil Andaimes tem participado de ações que buscam incentivar a adesão a carreiras na construção civil, como o projeto “Profissão Construir”, realizado pelo Sinduscon de Joinville.
Com a finalidade de despertar o interesse para as profissões do setor e promover atualização profissional no ramo da construção civil, o projeto oferece cursos de capacitação, rede de contatos e cadastro de currículos.
O evento “Construir SC”, realizado nos dias 03 e 04 de outubro (2023) pela Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ), também contará com a participação da Versátil Andaimes, que ministrará a palestra "Comparativo entre sistemas estruturais de lajes: vantagens objetivas e subjetivas". Além de discutir técnicas importantes para o segmento, a proposta é apresentar produtos e tendências de mercado, e promover a conexão de toda a cadeia de suprimentos.
Gostou do artigo de hoje?
No blog da Versátil Andaimes, você confere diversos conteúdos sobre o cenário da construção civil, como novidades, dicas, expectativas e muito mais!
Siga-nos nas redes sociais para não perder nenhuma novidade: Instagram, Facebook e LinkedIn.