Confira no artigo as cinco principais dúvidas sobre escoramento e descubra onde alugar este equipamento para o seu projeto
Apesar de fazer parte da rotina dos canteiros de obras, o processo de escoramento ainda gera muitas dúvidas e curiosidades nos trabalhadores do ramo, principalmente entre os iniciantes.
Pensando em solucionar alguns questionamentos a respeito deste tema, selecionamos as cinco principais dúvidas relacionadas ao escoramento.
Continue acompanhando o artigo para solucionar os principais questionamentos sobre escoramento na construção civil.
De modo simplificado, o escoramento é uma estrutura de caráter provisório, capaz de suportar cargas permanentes e variáveis, como lajes, vigas e pontes, resultantes da aplicação do concreto fresco sobre as fôrmas, até que ele se torne autoportante.
O escoramento visa simplificar a montagem das fôrmas apenas com o uso de escoras, ou seja, sem a utilização de quadros, travamentos e diagonais.
Escoramento e cimbramento cumprem a mesma função de suportar a montagem das fôrmas, o processo de concretagem e a sobrecarga de serviços até o endurecimento do concreto.
No entanto, a diferença está na estrutura, já que o cimbramento possui uma estrutura mais abrangente e é formado pelo suporte (escoras e torres), trama (vigotas principais e secundárias) e acessórios para acomodar o restante das peças.
Basicamente, o escoramento é composto por peças como montantes, vigas primárias e secundárias e fôrmas. As vigas podem ser perfis cartola, vigas mistas, treliças, entre outras.
O escoramento pode ser fabricado em diversos materiais resistentes, como metal ou aço.
Após cada uso no canteiro de obras, o escoramento acumula diversos resíduos de construção e precisa ser devidamente limpo para garantir a durabilidade das peças.
As estruturas podem ser limpas por meio de processos como o jato de granalha ou a raspagem e hidrojato.
O jato de granalha é um procedimento que lança microesferas de aço sobre a estrutura, eliminando partículas de terra, areia e demais resíduos depositados na superfície da peça que possam oxidar o metal, e preparando o escoramento para o recondicionamento.
Já no processo de raspagem e hidrojato, a estrutura passa por um procedimento de raspagem de resíduos ou hidrojateamento para a remoção de qualquer impureza decorrente do uso das peças no canteiro de obras.
Vale mencionar que após a limpeza, as peças recebem uma nova pintura para deixá-las prontas para o próximo uso na construção civil.
Os sistemas de escoramento podem ser comprados, fabricados ou alugados. Para determinadas obras, a melhor opção é investir na locação destes equipamentos, reduzindo custos com armazenamento e manutenção.
A Versátil é especializada na locação de equipamentos para construção civil, como escoras metálicas, sistemas de escoramento para laje nervurada e escoramento com torres modulares.
Todas as soluções da Versátil são aprovadas conforme as NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão para garantir apenas os melhores componentes nos canteiros de obras.
Presente no Paraná e em Santa Catarina, a Versátil realiza um atendimento personalizado, que atende às necessidades específicas de cada cliente.
Nossos engenheiros executam o projeto de escoramento para identificar a quantidade exata de material e reduzir os desperdícios no canteiro de obras.
Todos os projetos são elaborados conforme a NBR 15.696 e contam com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Alugue seu escoramento com a Versátil Equipamentos!
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.