Saiba tudo sobre construção modular, a técnica que está ganhando cada vez mais espaço no mundo e se tornando uma tendência no Brasil.
Otimizando processos e gerando menos impacto ambiental, a construção modular vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, mas engana-se quem pensa que essa técnica é recente no segmento de construção civil.
Neste conteúdo, iremos explorar o que é a construção modular, os motivos pelos quais essa técnica é uma tendência, suas vantagens e seu futuro na construção civil. Boa leitura!
Popularmente conhecida como ‘casas pré-fabricadas’, a construção modular é um tipo de produção baseado em modelos padronizados, que permitem que prédios residenciais, comerciais, entre outros tipos de construções, sejam montados com qualidade em um curto período de tempo, de forma segura, econômica e com geração de resíduos reduzida.
A construção modular pode ser composta por módulos de madeira, vidro, aço, concreto e outras matérias-primas. Além disso, os módulos podem ter diferentes tipos de design, oferecendo versatilidade aos arquitetos e, assim, disseminando cada vez mais esse tipo de construção.
Consolidada em diversos países, dentre eles os Estados Unidos, a construção modular é uma alternativa ágil, eficiente e sustentável para diversos tipos de projetos. No Brasil, o interesse neste tipo de construção vem crescendo de forma surpreendente devido a três motivos:
Com um prazo muito menor que o necessário para uma construção tradicional, é possível construir um prédio de 2.000 m², por exemplo, em apenas 90 dias.
Se comparada aos métodos tradicionais de construção, a técnica de construção modular reduz o desperdício de materiais em até 80%.
A baixa produção de resíduos e a possibilidade de realocação dos módulos minimizam o impacto ambiental.
Além destes três pontos, grande parte do trabalho da construção modular acontece dentro de fábrica, possibilitando que os canteiros de obras se tornem locais com baixa emissão de ruídos e poeira.
Leia também: Tendências de construção sustentável para 2025
As vantagens da construção modular em relação à construção tradicional são muitas. Dentre as principais, podemos destacar:
No setor de construção civil tempo é dinheiro e, com um planejamento correto, a construção modular pode reduzir o prazo de entrega em até 50%.
Além de baixa necessidade de manutenção ao longo do tempo, a produção otimizada reduz os custos com materiais e mão de obra.
Com métodos que permitem a fabricação dos módulos em ambientes controlados, a produção de resíduos é menor em comparação a construções tradicionais. Além disso, há um baixo consumo de energia e pouco desperdício de materiais.
A construção modular ainda enfrenta alguns desafios no Brasil, como escassez de mão de obra qualificada e custo de investimento inicial elevado. Entretanto, a técnica está bem posicionada entre as tendências globais de sustentabilidade e eficiência, tornando-se cada vez mais relevante no Brasil.
Acredita-se que ao longo deste ano, o país estará cada vez mais bem preparado para aderir à técnica da construção modular em larga escala, atendendo, além de projetos comerciais e residenciais, grandes demandas de infraestrutura.
Fique por dentro das principais tendências da construção civil em nosso blog. Acompanhe também nossas redes sociais! Estamos presentes no Instagram, Facebook e LinkedIn.