Acompanhe no artigo dicas de segurança para adotar no canteiro de obras durante a montagem de andaimes.
O trabalho em altura faz parte da rotina das construções e exige uma série de cuidados para garantir a segurança da equipe durante as atividades. Nesse sentido, a montagem de andaimes no canteiro de obras deve ser realizada seguindo algumas precauções essenciais.
Afinal, estes equipamentos facilitam o acesso da equipe a regiões em altura e permitem a realização de serviços de alvenaria, pintura, manutenção, acabamento, limpeza, entre outros.
Confira seis cuidados que toda obra deve ter durante a montagem dos andaimes:
Instalar o andaime em um local inadequado é uma das principais causas de acidentes de trabalho no canteiro de obras. Por isso, o primeiro passo antes de montar a estrutura é escolher uma área apropriada para receber o equipamento.
O local escolhido deve ser devidamente preparado, apresentando um solo compacto e reto para suportar o peso da estrutura, dos trabalhadores e das ferramentas sem gerar deslocamentos.
A circulação de pessoas ao redor do andaime oferece diversos riscos no local de trabalho. Em função disso, os equipamentos devem ser instalados em locais afastados.
A área escolhida para receber o andaime precisa ser isolada e o equipamento deve ficar a uma distância de aproximadamente dois metros das outras atividades e de fluxos não envolvidos no trabalho em altura.
Durante a montagem do andaime, é primordial que a equipe faça a verificação da qualidade das estruturas a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos no trabalho.
Além da inspeção visual e tátil dos componentes utilizados na instalação do equipamento, é importante checar também esquadro, prumo e alinhamento das torres, assegurando que o esforço sobre o andaime não seja maior ou diferente do planejado.
O piso utilizado nos andaimes atua como uma plataforma de trabalho para a equipe em altura, por isso, ele deve apresentar as melhores condições de uso.
É importante que o piso seja de material antiderrapante e esteja completamente forrado, fixado e nivelado, garantindo uma estrutura segura e resistente aos esforços da equipe.
A montagem de andaimes é uma operação que exige certo conhecimento técnico e experiência. Por isso, esta atividade só deve ser realizada por um profissional capacitado e com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).
Afinal, somente um técnico responsável e qualificado será capaz de realizar a montagem da estrutura conforme as exigências das normas NR-18 e NR-35, garantindo a segurança de trabalhadores e terceiros.
O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório para quem trabalha em altura e para os funcionários que realizam a montagem dos andaimes.
Portanto, é responsabilidade da empresa fornecer itens como capacetes, óculos de proteção, cintos de segurança, botas, luvas, protetores auriculares, entre outros, fiscalizando e garantindo que todos estejam utilizando os equipamentos adequadamente.
Além destes cuidados, é importante também seguir outras dicas de segurança, como:
Quando se trata de andaimes para construção civil, é preciso adotar os devidos cuidados antes mesmo da montagem. Por isso, na hora de alugar os equipamentos para trabalho em altura, conte com um parceiro sério que ofereça produtos de alta qualidade e rendimento.
A Versátil Andaimes é especializada em equipamentos para construção civil e há mais de 30 anos oferece as melhores soluções de engenharia de acesso à altura para pequenas e grandes obras.
O portfólio da Versátil conta com diferentes tipos de andaimes, como:
Todos os equipamentos disponíveis são aprovados conforme a NR-18 e passam por frequentes processos de manutenção e revisão, garantindo peças de alta qualidade e durabilidade.
Aproveite os melhores equipamentos de acesso à altura no seu canteiro de obras!
Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento dos andaimes Versátil.